Confira os dez benefícios que a Nutrição Esportiva pode trazer para o seu treino.

Confira os dez benefícios que a Nutrição Esportiva pode trazer para o seu treino.

Se você é atleta, seja de alto rendimento ou de fim de semana, sabe que o cuidado com a alimentação é fundamental para manter-se saudável e alcançar resultados melhores na prática de atividades físicas. 
A Nutrição Esportiva é um ramo da nutrição que aplica o conhecimento sobre as características dos alimentos às necessidades específicas de cada pessoa que pratica esportes ou exercícios. De acordo com os objetivos do praticante, o nutricionista elabora a dieta mais adequada, com os alimentos que devem ser consumidos e quais devem ser evitados. 
Para compreender melhor, confira os dez benefícios que a Nutrição Esportiva pode trazer para o seu treino. 

1- Mais disposição

Seguir as recomendações da Nutrição Esportiva proporciona um equilíbrio no consumo dos nutrientes essenciais para a produção de energia do organismo e fortalece diversas áreas cerebrais, como as relacionadas ao humor. A sensação de cansaço diminui e a disposição aumenta. 

2- Melhoria na parte cognitiva

O consumo dos alimentos corretos, de acordo com o nosso metabolismo, contribuem também para a nossa capacidade de memorização, concentração e  raciocínio

3 – Recuperação muscular mais rápida 

A Nutrição Esportiva também é importante na recuperação muscular. Ao alimentar de maneira equilibrada, o praticante de atividade física mantém um bom nível de macro e micronutrientes e compostos bioativos, importantes para o desempenho nos treinos e recuperação dos músculos depois da atividade. 

4 – Redução das lesões musculares e articulares 

A Nutrição Esportiva auxilia o funcionamento dos sistemas de defesa do corpo, ampliando a imunidade e diminuindo o número de inflamações, lesões musculares e articulares. 

5 – Acompanhamento profissional

Contar com as recomendações de um nutricionista esportivo traz mais segurança ao praticante de atividade física, porque ele recorre ao profissional especializado que se atualiza constantemente sobre o assunto. 

6 – Equilíbrio nutricional

É comum que o praticante de atividades físicas, muitas vezes influenciados por informações sem comprovação científica, exagere no consumo de determinados alimentos e exclua outros completamente da dieta. Com a Nutrição Esportiva, o que prevalece é o equilíbrio, com a prescrição correta do que deve ser ingerido. 

7 – Diminuição do estresse 

A alimentação saudável, equilibrada e coordenada pelas instruções de um profissional da Nutrição Esportiva contribuem para equilibrar os níveis de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e responsável pelo estresse. 

8 – Uso adequado de suplementos alimentares 

A Nutrição Esportiva dá segurança para o uso adequado de suplementos alimentares, se isso for realmente necessário. Produtos que fornecem doses de vitaminas, minerais e proteínas, os suplementos devem ser utilizados sob a orientação de nutricionista. 

9 – Otimizar o rendimento nos treinos 

Bem orientado do ponto de vista nutricional e seguindo as recomendações, o praticante de esportes/atividades físicas tem o caminho livre para alcançar resultados cada vez melhores nas seções de treinamento. 

10 – Melhora da saúde em geral 

Nossa última dica vai além dos benefícios da Nutrição Esportiva para os treinos. A alimentação equilibrada leva à melhora da produtividade – fundamental no trabalho – e melhora da defesa do organismo contra doenças. Bons hábitos alimentares melhoram a qualidade de vida e os reflexos positivos podem ser percebidos em vários aspectos! 

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.