O que é EAD?

EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  etc.

  • Como funciona o EAD?

    EAD funciona de uma forma prática e simples. Para o ingresso em um curso EAD, o aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. Ao garantir esta primeira parte, o restante é mais simples ainda. Após a escolha do curso, da instituição e da aprovação no processo seletivo, faz-se o acesso ao site. Pronto, surge um ambiente inovador e dinâmico, onde serão disponibilizadas inúmeras ferramentas, como áreas com conteúdos de aulas, exercícios e trabalhos.

    Em outra parte encontra-se o calendário com as datas e prazos das atividades, além de locais para conversas e debates. Utiliza-se muito o e-mail para uma comunicação com o professor/tutor. Em algumas instituições de Ensino a Distância que oferecem graduação de nível superior é importante a realização de encontros presenciais algumas vezes durante o curso. Estes encontros são realizados em unidades da instituição, os chamados polos de apoio presencial.

    A maior parte do curso acontece de forma virtual. Por isso, quem tiver o interesse de ingressar nesta modalidade precisa ter disciplina, dedicação, organização e motivação. A dedicação necessária para concluir uma graduação EAD é bem vista pelo mercado de trabalho – entende-se que o possível colaborador possui disciplina e determinação.

  • Objetivo do EAD

    No EAD encontra-se uma variedade de cursos e instituições, que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. Isto amplia muito mais o campo de atuação e leva oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não têm a possibilidade de cursar o ensino presencial.

    EAD é visto como o elemento de união de pessoas que se encontram em locais distintos, mas que podem se relacionar em tempo real. A vontade de aprender e crescer profissionalmente depende de cada pessoa, mas o que não se pode negar é que hoje em dia existem muitas alternativas para o ingresso em uma instituição e realização de um curso que possibilite a obtenção e conquista de novos caminhos. O EAD veio para acabar com as barreiras existentes no desenvolvimento educacional profissionalizante no Brasil.

  • Vantagens do EAD

    O que é EAD pode estar definido entre diversos aspectos, mas o de maior destaque é com certeza sobre a vantagem da flexibilidade encontrada.

    A EAD proporciona uma flexibilidade de horários, o que nos dias atuais, é um ponto crucial. Muitas pessoas têm o desejo de fazer um curso de graduação ou de dar continuidade a sua formação, mas não consegue conciliar o horário de sua jornada de trabalho com os horários rígidos e locais dos cursos presenciais.

    Mas, não pense que esta é a única. Vamos ver agora outras diversas vantagens por trás do EAD:

    • Permanência do aluno em seu ambiente familiar;
    • Combinação entre estudo e trabalho;
    • Menor custo por estudante;
    • Diversificação das metodologias de ensino;
    • Autonomia do aluno;
    • Materiais didáticos incluídos;
    • Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio;
    • Apoio com conteúdos digitais adicionais;
    • Mais econômica em relação à modalidade presencial;
    • Interatividade entre alunos, professores e tutores;
      Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade.

    Por isso, ao entendermos os níveis de ensino, que utilizam da educação a distância para o seu desenvolvimento, se faz necessário reconhecer as várias vantagens desta modalidade, pois esta modalidade pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular, no ensino fundamental, médio, superior e ainda na pós-graduação.

  • Validade do Diploma

    Os cursos da educação formal como graduação, pós-graduação, cursos técnicos, etc, precisam ser regulamentados pelo MEC para que seu diploma tenha a devida validade.

    O MEC avalia os cursos presenciais e a distância com o mesmo rigor e segundo os mesmos critérios. Ou seja, os diplomas da educação a distância e dos cursos presenciais possuem a mesma validade, desde que sejam emitidos por uma instituição credenciada e regularizada pelo MEC.